Gostoso, em forma, ou vaidoso?

Arquivado sob (Mastigando) por Daniel em 01-10-2008

Que dor na perna… Não posso reclamar muito, pois eu já esperava isso. Depois que eu engordei uns dez quilos e fiquei completamente fora de forma, minha esposa me convenceu a fazer academia com ela e eu já estou começando a sofrer com os resultados dos exercícios. Na sexta passada, dei os primeiros passos dentro desse mundo dominado por Patis e Boyzinhos (será que sou um deles agora?) e fiz a matricula numa academia próxima da minha casa.

Na verdade, eu não me sinto tão bem nesses lugares. Pode ser porque eu não estou tão malhado e em forma como 90% do pessoal lá ou porque preferia estar em outro lugar lendo alguma coisa, mas a verdade é que eu sempre demoro a me acostumar nesse ambiente, mesmo tendo trabalhado um ano inteiro na academia da faculdade nos Estados Unidos.

Já que um dos propósitos do mastigue.com é tirar um Raio X da cultura e hábitos do nosso país, mastiguei um pouco antes de tomar a decisão final de começar a academia e pesei bem todas as razões que poderiam estar me motivando. Vi como boas razões as seguintes:

– A minha esposa pediu… Então já que eu não me pertenço mais (I Coríntios 7:4), acatei ao seu pedido. 🙂

– Já havia terminado a faculdade há um ano e eu estava virando um preguiçoso sedentário que não fazia nada além de trabalhar, comer, assistir à televisão, ler e dormir. Estava tão fora de forma que não aguentava correr numa peladinha de futebol com a galera. Começar a malhar é uma boa alternativa para fugir da preguiça, algo que Deus recomenda (Provérbios 6).

– Exercitar faz bem para a saúde e, já que devemos zelar pela criação de Deus, temos que cuidar do nosso corpo. Não tomamos remédios quando estamos doentes, ou controlamos a nossa dieta quando estamos acima do peso? Estar em forma faz parte de uma vida saudável na qual valorizamos aquilo que Deus nos deu.

– É uma oportunidade de fazer novas amizades e construir novos relacionamentos. E como tudo na vida, inclusive as coisas pequenas, é possível fazê-lo para glória de Deus (I Coríntios 10:31). Portanto, vou enxergar isso como uma oportunidade para falar de Cristo.

No entanto, tenho que ficar atento com alguns perigos que assolam muitas pessoas que fazem academia.

1) Vaidade – Com certeza a maioria das pessoas que malham o fazem por vaidade e por estarem preocupadas com o que os outros pensam dela. Ninguém faz academia pra ficar feio, mas malhar para conseguir impressionar os outros e ficar gostosão é um objetivo vazio e é até um pecado. Nosso objetivo não deve ser receber glória e admiração das outras pessoas, e sim apontarmos pra Deus em todos os aspectos de nossa vida (João 12:43), amando mais a glória de Deus do que a glória dos homens.

2) Superficialidade – Isso é uma consequência direta de alguém que é vaidoso(a). Se alguém perde a batalha contra o seu próprio ego e se rende à vaidade, acaba se tornando uma pessoa muito superficial e vazia, pois seu foco está somente no seu corpo e na sua aparência. Se ela prestasse atenção, notaria que nenhuma dessas duas coisas vai durar muito tempo e que, como seu foco está no aqui e agora, ela não enxerga que está negligenciando outros aspectos de sua vida, como o lado espiritual.

3) Confusão de Prioridades – é um efeito cascata. Se você permite que a vaidade te controle e seu foco permanece só nas coisas superficiais da vida, as suas prioridades são invertidas. Seu tempo para Deus, sua família, parentes e amigos são afetados. Precisamos vigiar para não ficarmos tão obcecados com o nosso corpo ao ponto de não gastarmos o mesmo tempo e esforço com os nossos relacionamentos.

Agora chega de escrever, vou colocar gelo na perna pra ver se consigo jogar basquete hoje à noite e acabar com os quilinhos extras que ganhei nas minhas últimas férias.

P.S. – Alguém já passou por isso na academia?

Mordidas:

(9) Mordidas para o primeiro post!

Dê a sua mordida

    * Obrigatório