Reforma ortográfica

Meu ilustre primo Epitácio, nerd em gramática, corrigiu alguns dos textos que foram postados aqui e me falou sobre a nova ortografia unificada da língua portuguesa, ratificada pelo Brasil em Outubro de 2004 mas cuja adoção oficial só começará a partir do ano que vem.

Aliás, no Brasil, já poderiamos estar usando a nova ortografia desde 2004, mas passamos os últimos anos esperando pacientemente pela ratificação de Portugal, que só ocorreu no dia 6 de Março deste ano.

Já que as mudanças estão vindo, é melhor começar a se preparar. Leia os detalhes no artigo da Folha, ou navegue o Flash abaixo pra ver as novas regras interativamente:

Nível bônus: se você é da laia “kkk eu num sei Scrver sem Ro D propozitu”, talvez você precise ler a versão miguxês do Danilo. Um trechinho como tira-gosto (ou será tiragosto?):

u trema…ke jah foi suprimidu na Scrita dus poRtuGuees…disapareci d vez tb nu braZiu…… palaVra komu “linguissa” i “tranquilu” passaraum a se graFadax sem u siNau graficu sobre a letra “u”…… a excissaum saum nominhux estrangeirus i seus derivadus…komu “mulle”…… siguinu u exemplu d portugau…

O que você acha? Essas mudanças são para melhor ou para pior? É importante prestar atenção na ortografia e na gramática, até quando estiver escrevendo na Internet? Dê a sua mordida abaixo.

Participe da discussão

2 comentários

  1. n achu mto importanti a grafia na internet, sabi?

    😀

    Minha professora dizia que a internet está destruindo a linguagem, e que precisamos comunicar com a gráfia correta.

    Porém, usamos a linguagem para comunicar um com o outro. E nós comunicamos usando uma maneira eficiente e que comunica algo sobre nossa personalidade também. Ai o que acontece?

    Eficiente: qdo na internet falamos abreviado qdo possível, pq td mundo entende o q queremos dizer mesmo se n digitarmos td. e qdo estamos conversando com alguém eles n veem nossas palavras uma de cada vez, mas sim uma frase completa… então escrevemos o mais rápido possível para q a outra pessoa possa ler e responder rapidamente tb. Bem q minha mãe ainda me pergunta de vez em qdo o q alguma coisa significa… 🙂

    Personalidade: na internet não temos o tom de voz do comunicador, por isso quando alguém escreve com uma versão de miguxês, ele também comunica um pouco sobre a sua personalidade…
    É por isso que outras pessoas sempre comunicam com uma ortográfia e gramática correta, pois querem comunicar que são educados, mais velhos, e pararam para pensar sobre o que iam escrever.

    Esse último é eu. Olha gente como sou uma pessoa séria!!

  2. Darius, interessante a sua idéia de que a gramática e a ortografia que usamos comunica a nossa personalidade. Mas se a pessoa está intencionalmente escrevendo com erros, o que ela está querendo dizer sobre a sua personalidade? Que não se importa com a gramática, que não preza a educação?

    Não sei se as pessoas pensam nisso explicitamente. Acho que na maior parte das vezes, a opção pelo miguxês é feita instintivamente ou (1) porque as pessoas (principalmente os adolescentes) acham que é cool forçar aos outros a decifrar os seus textos, ou (2) para evitar que o resto do mundo veja quão horrível são as suas habilidades em gramática e ortografia…afinal, se tudo é erro, fica difícil apontar só um.

    Pessoalmente acho horrível, até em SMS. A comunicação via Internet já é tão cheia de problemas de compreensão, que para mim não faz sentido escrever de uma forma que crie ainda mais problemas deste naipe.

    Mas voltando ao tema, estou empolgado com essa unificação ortográfica. Tati vai começar a aprofundar seus estudos do idioma justamente quando estiverem saindo livros atualizados, então (se Deus quiser) não vai ter que re-aprender nada. Pelo menos até mudarem tudo de novo em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.