A Tragédia de Lindembergue

Arquivado sob (Mastigando, Pancadaria) por Daniel em 19-10-2008

Lindembergue Fernandes Alves

Lindembergue Fernandes Alves

ATUALIZAÇÃO – APÓS O VELÓRIO, POLICIAIS DESCOBREM QUE PAI DE ELOÁ É FORAGIDO DA JUSTIÇA.

________________________________________________

Numa semana conturbada, na qual até os policiais de São Paulo brigavam entre si, acompanhamos de perto um sequestro em Santo André que terminou tragicamente. Lindembergue Fernandes Alves, de 22 anos, invadiu a casa de sua ex-namorada de 15 anos,  Eloá Cristina Pimentel. O namoro de 3 anos havia terminado recentemente após muitas brigas (sim, você que fez as contas está certo. O namoro começou quando ela tinha apenas 12 anos e ele tinha 19).

O rapaz, desesperado após o término do namoro, sequestrou Eloá juntamente com sua melhor amiga, Nayara Rodrigues Vieira, e mais dois colegas de classe num ato de desespero para tentar reconciliar-se com Eloá. Até parece que depois de uma loucura dessas, Eloá viraria no dia seguinte para esse menino desequilibrado e diria: “Ah, eu te amo. Adorei sua loucura de amor ontem. Vamos voltar a namorar?” Sinceramente, eu não sei o que se passava na cabeça de Lindembergue.

Após algumas horas, ele  liberou os dois colegas de classe a pedido de Nayara, após eles passarem mal. Depois de alguns dias, liberou também Nayara. No entanto, durante a negociação, e por pedido de Lindembergue, Nayara retornou ao cativeiro, mesmo após ter sido libertada. Ao total, ela ficou 33 horas em cativeiro, enquanto o sequestro total demorou quase quatro dias e meio. A mídia acompanhou 24 horas por dia e houve até discussão entre apresentadores da televisão sobre o caso e sobre entrevistas feitas por telefone com o sequestrador.

Eloá (esq.) e Nayara (dir.)

Eloá (esq.) e Nayara (dir.)

No final da tarde de sexta-feira, dia 17 de Outubro, o sequestro acabou (clique aqui para ver a reconstituição da invasão do apartamento de acordo com a polícia). Eloá saiu carregada do apartamento com um tiro na cabeça e outro na virilha. Alguns veículos de comunicação erroneamente informaram que ela havia saído morta do cativeiro, porém retrataram e pediram desculpas pela falsa notícia. Ela passou por uma cirurgia extremamente complicada tentando salvá-la, mas já foi decretada sua morte cerebral.

NOTA: Até agora não entendi, já que no Brasil não é permitida a Eutanásia, como que foi autorizada a doação dos orgãos de Eloá sendo que ela não estava morta. Se alguém souber informar, favor esclareça na seção de comentários.

Nayara levou um tiro na boca, mas está fora de risco, pois seu aparelho dentário não permitiu que a bala adentrasse o crânio.  Lindembergue saiu do apartamento ileso (para ver a cronologia do sequestro clique aqui). Ao ver a cena e as garotas baleadas, o advogado do rapaz já pediu demissão. Realmente, como defender o indefensável? Por enquanto, não sabe-se ainda o que exatamente aconteceu e, portanto, algumas dúvidas pairam sobre o ar:

  1. O que causou essa situação toda?
  2. O que os pais de Eloá estavam pensando ao deixarem sua filha de 12 anos namorar um cara de 19?
  3. Que raios a polícia estava pensando ao deixar que a amiga Nayara voltasse pro apartamento?
  4. Quem atirou primeiro, Lindembergue ou a Polícia?
  5. Quem acertou as meninas, Lindembergue ou a Polícia?
  6. Quanto tempo será que Lindembergue sobreviverá na prisão?

Em meio a essa tragédia, podemos aprender algumas coisas valiosas sobre vários temas.

O Coração do Homem

Primeiramente, Lindembergue tomou essas atitudes drásticas porque o que regia sua vida era o seu coração. Sem medir consequências, ele tornou em ação aquilo que era emoção. A Bíblia, no livro de Jeremias, nos alerta seriamente sobre confiar no nosso coração e segui-lo:

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreende-lo?” – Jeremias 17:9 (NVI)

O Pecado

Segundo, tudo que aconteceu essa semana mostra como o pecado está presente no mundo. O ser humano é totalmente depravado. Se pararmos pra pensar em todos os pecados envolvidos nessa situação sairemos com uma grande lista: ira, ciúmes, ódio, etc… O pecado cega as pessoas e as faz perder a perspectiva de todas as coisas. Não enxergamos nossa verdadeira situação no mundo:

“Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e nu.” – Apocalipse de João 3.17 (NVI)

A Violência

A família do transtornado Lindembergue agora está com problemas. Traficantes locais deixaram de ganhar aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) nos cinco dias de sequestro, pois a presença da polícia era intensa. Agora, já começaram a ameaçar de morte não só o Lindembergue, mas também sua família. Será que o rapaz parou pra pensar sobre os impactos que essa atitude teriam para com sua família? A Bíblia deixa claro que violência gera sempre mais violência.

“Quem gera a maldade, concebe sofrimento e dá à luz a desilusão. Quem cava um buraco e o aprofunda cairá nessa armadilha que fez. Sua maldade se voltará contra ele: sua violência cairá sobre a sua própria cabeça.”Salmos de Davi 7.14-16 (NVI)

Realmente, como no caso da menina Isabella, o Brasil fica chocado com o que acontece. Será que nós cristãos também deveríamos ficar tão surpresos assim?

Mordidas:

(14) Mordidas para o primeiro post!

Dê a sua mordida

    * Obrigatório