Repúdio público às ações da Polícia Militar em 09.12.2009

Manifestacao-Brasilia-620Queremos deixar registrado aqui o nosso repúdio pelas ações da Polícia Militar no Distrito Federal ontem, dia 9 de dezembro de 2009, ao tentarem dispersar a manifestação pedindo o impeachment do Governador José Roberto Arruda (DEM). Ao ver as imagens no vídeo abaixo, temos vergonha de como elas refletirão sobre o nosso amado país, quando mostradas (e serão mostradas) ao redor do mundo. Conforme relatos online, não houve tempo de iniciar qualquer conversa, os PMs já chegaram usando a “diplomacia por cassetete” (ou em certos casos, casco de cavalo mesmo).

Isto é coisa de ditadura, de república de banana. Tais ações não cabem a um país que se auto-caracteriza de justo e democrático, e traem os objetivos inscritos em nossa bandeira. Usar gás lacrimogênio e spray de pimenta, e atirar com balas de borracha à queima-roupa (inclusive nos próprios repórteres filmando a manifestação) sem no mínimo tentar resolver a situação de forma pacífica é, simplesmente, deplorável.

Participe da discussão

7 comentários

  1. Acho que fechar o trânsito atrapalha a vida de muita gente, mas nada justifica a violência utilizada por esses caras.
    Assim eles contribuem para a já desgastada imagem da polícia diante dos cidadãos.
    Abraço, mermão

  2. Não acho que todos devam andar armados, mas esse ato mostra o perigo de concentrar armas apenas na mão do governo (e do crime).

  3. Acho que a polícia exagerou. Mas, os manifestantes não agiram de forma correta. Fontes do serviço de inteligência PM me disseram que os estudantes, manipulados pelos líderes sindicalistas, planejavam jogar ácido nos policiais na hora do ataque. Isso levou a radicalização por parte dos policiais. Houve a tentativa do serviço de inteligência de impedir a compra de soda cáustica nos supermercados da região, mas os manifestantes foram abastecidos pelos sindicalistas. As cenas são deploráveis, mas temos que tomar cuidado, não existem somente mocinhos e bandidos nessa história.

  4. Recentemente eu mostrei ao David esse video do Francis Schaeffer (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=2qcjvdhV2Ok

    Não sei todos os detalhes sobre o incidente, mas me parece que a policia reagiu com uma força excessiva.

    Mesmo assim, vale a pena ver o vídeo acima pra entender como um vídeo pode ser editado para mostrar duas histórias diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.